sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

HARMÔNICOS - INCORPORANDO OUTROS SONS

Os Harmônicos são os sons criados em cima do Drone. São extremamente fáceis de fazer e é o que incentiva a maioria dos novos tocadores a continuar treinando.
Alterando a posição da boca, utilizando a língua e bochecha, ou modificando qualquer parte da passagem de ar, esses sons harmônicos podem ser facilmente produzidos. Voce pode iniciar simplesmente enquanto faz o Som Base (Drone) mexendo a língua pra cima e pra baixo, e terá uma nova combinação de sons. Voce pode colocar uma vogal como o ´´I´´ ou uma consoante como o ´´R´´ e terá novas combinações de sons.
Como diz um amigo: Os harmônicos feitos com o Didge vêm somente acrescentar e a incentivar quem toca, criando novas possibilidades o tempo todo.

´´Com alguma prática, pode-se alterar ligeiramente a nota do drone. É fácil fazer um drone um ou dois tons mais grave que o normal, dando origem a uma das únicas formas de criar uma melodia propriamente dita com o Didgeridoo. Fazê-lo mais agudo é mais difícil, a não ser que se aumente também significativamente a pressão exercida.
Ao alterar a pressão do ar e a velocidade com que ele é soprado, bem como fazendo "consoantes", criam-se ritmos.
É curioso o paralelismo que existe entre tocar Didgeridoo e falar, ou cantar com palavras. De fato, os povos Aborígenes ensinam este instrumento sob a forma de "canções", ou sequências de movimentos bucais com um significado e um ritmo. Quase todos os movimentos que efetuamos ao falar podem ser utilizados para tocar, e vice versa.´´
(Fonte: http://www.apdidgeridoo.pt/)

Veja abaixo alguns harmônicos.


Grande Abraço.
Anand Milan

Nenhum comentário:

Postar um comentário