sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DRONE - SOM BASE

Quase todas as pessoas que pegam o didge pela primeira vez já sabem fazer o Drone. Esse é o som base do didge e desse som base nasce todas as outras variações existentes no Didge (se é que existe um fim para essas variações).

´´Drone é um termo que vem do Inglês, e referia-se originalmente às abelhas-macho de uma colméia, que não trabalham nem produzem mel. Posteriormente passou a significar também qualquer tipo de som monocórdico, (Som de uma nota só) grave e constante, devido ao zumbido característico destas abelhas.
Esta palavra é excelente para designar o som base do Didgeridoo, visto que este instrumento tem a particularidade de ter uma só nota fundamental constante, habitualmente bastante grave.´´
Como disse, o Drone é o som mais fácil de obter, pois depende somente da vibração dos lábios da pessoa que está aprendendo a tocar. Muitos pensam que o som se faz com a boca e os lábios duros. Mas, na verdade, os lábios tem que estar bem relaxados e leves.
Cada um tem uma posição adequada no bocal do didgeridoo para que se alcance um Drone limpo. Mas isso só acontece com treino.
Esse som parece um OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO feito no didge e é a base para todas as outras variações. Quem está aprendendo não deve forçar esse som, el sim, deixar que ele aconteça de forma natural.

Abaixo um exemplo de como fazer o som base Drone.


Grande Abraço.
Anand Milan

Nenhum comentário:

Postar um comentário