quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Manutenção e Cuidados com o seu Didgeridoo



Tenho recebido alguns e-mails de pessoas que tocam e de algumas que estão começando a tocar esse mágico instrumento, perguntando sobre a manutenção e os cuidados com o Didgeridoo.
Observando diversos materiais utilizados na criação do Didgeridoo, criei algumas dicas que considero importantes no cuidado desses instrumentos tão poderosos.

MANUTENÇÃO E CUIDADOS
- Para uma boa manutenção você necessitará de uma capa de proteção (de preferência as de courino ou material que deixe a temperatura ambiente) para guardar o seu Didgeridoo após o uso, ou mesmo para mante-lo em segurança quando não estiver usando.

- Ter sempre um pedaço de pano amarrado na ponta de um barbante para utilizar sempre após o seu uso. Quando estamos tocando o Didgeridoo, frequentemente deixamos cair saliva dentro do instrumento e i ndependente do tratamento que este recebeu é bom se precaver, pois a saliva pode ficar ali parada até secar e criar fungos e bactérias com o tempo, que mais cedo ou mais tarde podem parar dentro de seus pulmões, gerando possíveis enfermidades. Por isso, nada custa amarrar um paninho na ponta do cordão e passar por dentro do Didgeridoo para tirar a sujeira acumulada. Isso garante proteção ao seu didgeridoo e a você também.

- Evite deixar seu didgeridoo exposto ao sol. Por mais resistente que seja uma madeira ela sempre será danificada pelo calor do sol. Pode até demorar, mas, aos poucos, começa a empenar.
Se não estiver tocando, arrume sempre um jeito de mante-lo em local arejado e fresco, ou mesmo coberto para que não sofra muito rápido as ações do tempo.

- Para evitar formigas, cupins e outros insetos e pragas, certifique-se que o seu didgeridoo passou pelo processo de cura. Toda madeira tem seu processo de cura natural que prevene pragas e insetos. O bambu, por exemplo, é tratado no fogo ou na água (imersão) para que insetos e pragas não se aproximem dele.
Mas caso o seu didge já esteja  infestado, procure limpa-lo internamente. Se tiver formigas, prepare um pouco de água com fumo de corda. Deixe o fumo de corda uns 3 dias imerso em água e depois borrife a água dentro do didgeridoo. Repita isso 3 vezes com intervalo de 7 dias em cada aplicação.
Se seu problema forem os cupins , você poderia passar algum produto para mata-los, mas isto é perigoso para você, no caso de respirar este produto.. Então, cuide do seu didgeridoo para que isso não ocorra, ou a perca será total.
Caso você tenha mais alguma pergunta sobre como manter e cuidar do seu Didge, entre em contato que na medida do possível me informo e respondo a sua dúvida.

Grande abraço.


E bom sommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!
Didgeridooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
Anand´Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário