quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os Bambus que uso

Bambu Anand´Arte
A espécie de bambu usada para a confecção dos didgeridoos Arte Sagrada´´ é o Bambu Mossô (Phyllostachys pubescens).
Pertencente à família das Gramíneas, o bambu-mossô é originário da Ásia. Aqui no Brasil, ele pode ser cultivado em qualquer região do Brasil, pois se adapta bem a qualquer tipo de clima.

Tratamento
Tratado através do vapor se torna mais resistente, protegido contra carunchos e outro tipos de praga.
O didgeridoo Arte Sagrada, recebe ainda um tratamento interno com verniz (à base de água) evitando assim a proliferação de fungos em seu interior.

Colheita
A colheita dos Bambus usados para a confecção dos Didgeridos Arte Sagrada é feita sempre nos meses sem a letra (R), maio, junho, julho e agosto, no 3º dia de lua minguante respeitando a tradição milenar de colheita de bambus.
São colhidos os bambus geralmente quando estão com idade de 4 a 5 anos, já amadurecidos.

Tamanho
Uso sempre um padrão na confecção dos didgeridoos que tem de 1,40m à 1,50m de altura e seus diâmetros variam entre 5,0cm e 6,0cm (os mais agudos) e 7,0cm e 8,0cm os mais graves.
A sonoridade de cada um acaba sendo particular. Tem pessoas que gostam de um som mais grave (os mais grossos) e uns preferem um som mais agudo (mais finos). O bom de tudo isso é que os bambus tem essa particularidade de apresentar diversas formas, tamanhos e sons, o que na minha opinião só vem a acrescentar no mundo da música.
Anand´Arte – Arte Sagrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário