domingo, 29 de agosto de 2010

História do Didgeridoo

Procurando no Google sobre a História do Didgeridoo, encontrei pouca coisa bacana para disponibilizar aqui, mais tem uma que achei bem bacana e mesmo estando na maioria dos sites de didgeridoo achei importante colocar aqui.
Assim as pessoas que ainda não conhecem a história podem ficar por dentro e atualizado.



O Didgeridoo é um instrumento ancestral do povo Yolngu (Aborígenes Australianos)
 Uma lenda conta que ´´No início, tudo era frio e escuro. Bur Buk Boon ia preparar madeiras para o fogo, a fim de levar a protecção do calor e da luz para a sua família. Burbuk Boon ao colocar madeira na fogueira reparou num tronco oco e uma família de termitas que o ocupava. Como ele não iria ferir as termitas, Bur Buk Boon encostou a sua boca no tronco oco e começou a soprar. As térmitas foram projectados no céu nocturno, surgiram as estrelas e formaram a via láctea e iluminaram a paisagem. Pela primeira vez o som Didgeridoo abençou a Mãe Terra, protegendo-a dos espíritos do Dreamtime, com este som vibrante para a Eternidade ... "     Possivelmente é o instrumento musical mais antigo do mundo. Considerando pinturas rupestres encontradas, estima-se que exista há aproximadamente 40.000 anos.
 
 Didgeridoo é um instrumento de expressão interior que utiliza o mecanismo da linguagem. A fenomenal memória musical e herança intelectual do povo Yolngu permite a codificação e cuidada recordação e reprodução de ritmos e peças. Mas isso é só um pequeno elemento da sua riquíssima cultura. Este fenomenal instrumento tem uma grande gama de expressões sonoras: lentas e melancólicas, de poder inexorável, jovial e despreocupado. Todas sao são comunicadas com grande destreza para cantores, bailarinos e pessoas.

Texto retirado da Internet. (Sem fonte específica)

Anand Milan


Nenhum comentário:

Postar um comentário